sábado, 19 de setembro de 2009

Redes sociais são responsáveis por 62% do tráfego na internet brasileira ( Leonardo Diogo Silva)

O estudo realizado por Bill Tancer traz a público uma importante constatação acerca do uso da internet e das redes sociais no Brasil como uma importante ferramenta de relacionamento entre as pessoas.
O crescimento das redes sociais superou as expectativas dos provedores da internet, no entanto, ao meu ver esse fato era esperado, porque as redes sociais permitem o contato rápido e objetivo no mundo da comunicação e dos negócios , off line e on line .
O levantamento de Tancer demonstra que as pessoas já não usam a internet para fins de amenidades mas em busca de informações, esclarecimentos, sobre assuntos que consideram importantes, tais como a gripe suína e até mesmo dietas para emagrecer.
Veja quais são os dez sites mais acessados no Brasil de acordo com o levantamento:
1º Google
2º Orkut
3º Google
4º You Tube
5ºWindow Live Mail
6º Google Image
7º Globoesporte
8º Globo
9º Uol
10º Msn Brasil

domingo, 6 de setembro de 2009

Com crise da imprensa, profissionais questionam futuro do jornalismo ( André Rosa, de São Paulo)

O texto relata uma experiência feita com internautas que ajudaram a corrigir e ajustar um artigo.
A meu ver o jornalista é indispensável `a sociedade, na proporção do seu compromisso com a verdade, pois trata- se de um profissional preparado para transmitir informação direto da fonte, sem fugir ao contexto.
A preocupação demonstrada no texto e pertinente, mas não tira a essência do jornalismo, porque uma coisa é escrever, outra é interpretar os fatos como notícia .
As grandes reportagens deram lugar as escritas isoladas sobre temas palpitantes e, ao mesmo tempo, pontuais.
Contudo o jornalista continua sendo o mais importante elo de ligação entre fatos, informação e notícia.
As pessoas que escrevem isoladamente sobre qualquer tema, geralmente, não separam o que é fato, informação ou notícia.

sexta-feira, 28 de agosto de 2009

Eticidade, campo comunicacional e midiatização LIVRO: Sociedade Midiatizada: Muniz Sodré

O texto traz a seguinte mensagem: O fato é que a mídia principalmente televisiva há muito tempo deixou de ser formadora de opinião e vem fazendo as vezes de ditadora de comportamento.
A maioria das pessoas se deixa influenciar pelo que é veiculado como se fosse verdade absoluta, mantendo-se muito distante das realidades dos fatos.
É o resultado de uma influência emocional e sensorial, porque entra diretamente no subconsciente dos indivíduos, principalmente os menos preparados para interpretar determinada informação, induzindo-os a formarem juízos de valores, por vezes equívocados quanto a realidade dos fatos.

terça-feira, 25 de agosto de 2009

Quem vigia os vigilantes dos vigilantes ?

O texto enfatiza que quem publica é respónsavel pelo conteúdo e não quem escreve.Entendo que a verdade incomoda as pessoas moralmente frágeis. Quero dizer com isso que, de um modo geral, todos querem criticar, mas poucos suportam críticas.
A liberdade de expressão jamais pode ser limitada haja vista que faz parte da democracia.Restringir o direito à liberdade de expressão significa uma atitude hipócrita é, a um só tempo, um pesadelo para a democracia brasileira que se encontra em fase de aperfeiçoamento.
A meu ver, quem vigia os vigilantes dos vigilantes é exatamente a consciência ética de cada indivíduo.
O texto revela uma importante mensagem no sentido de que a lei por si só não soluciona despreparo e é ignorância de alguns quanto ao debate dos temas tidos como mais polêmicos ou empactantes, mas através da união entre conhecimento, inteligência e sabedoria é possível excer a discussão em nível elevado, sem ofensa mútua , preservando o espaço de cada um.